quinta-feira, abril 09, 2015


Como ando me organizando - Meu caderno de Oragnização

2
Olá meu povo!
E lá vou eu divagando novamente sobre organização (eu tento e tenho certeza que um dia consigo).
Já falei que sou desorganizada por natureza e essa minha desorganização me tira o sossego.
Desde que mudei para meu apartamento (há quase 3 anos) não consigo deixá-lo com cara de casa. O pobre mais parece um acampamento. Ai gente como sofro com isso (pausa para o mimi)
Sonho em chegar em casa e ver tudo no seu lugar, mas as vezes esqueçemos que as coisas não tem pés e para meu sonho acontecer nós (eu, marido e filhos) precisamos tomar coragem de ir guardando tudo que tiramos do lugar,
Para mudar adotamos a dança dos cômodos que Thais ensinou e estamos colocando em prática, só saímos de um cômodo levando algo que não não pertença a ele, seja um copo, um papel, um lápis, enfim.
Também tomei consciência de nunca começar uma bagunça nova, se tirei alguma coisa coloco no lugar, faço isso imediatamente, assim devagar e sempre vou mudando a vida naquele ap. Porque minha gente não precisa mais que algumas horas pra minha sala virar um mar de EVA, colas, tintas e tesouras.
Já adotei uma regra que vem mudando minha vida e diminuindo meu sofrimento: antes feito que perfeito (Thais Godinho).
Meu grande problema era que começava a limpar e queria colocar a casa abaixo tirando tudooooooo do lugar e polindo, aí acabava começando e não finalizando, deixava para o dia seguinte e para o outro dia e assim a minha "limpeza e organização" acabava me estressando ainda mais.
Depois de muito ler e ver ideias brilhantes que são acima de tudo funcionais, consegui nortear por onde começar e eis que ando em estado de love com meu Caderno de Organização, vi no blog da Thaís, mas foi no Morando Sozinha que aprendi mais sobre ele e deu vontade de fazer um também. Comecei mês passado e não largarei mais essa ideia.
Eu fiz meu Caderno de Organização, tudo simples e funcional,  não gastei nada, pois fiz com materiais que tinha, só precisei de um caderno sem uso, cola, fita de cetim, tecido (ganhei de uma amiga querida Hellen), tesoura, pincel, papel mais durinho azul e espátula.
Frente
Verso
Antes da corujas
 
Tirei umas fotos de como fiz:
Como a capa era bem escura e com detalhes amarelos, resolvi pintar de branco, duas demãos cobriram tudo.

Encapei com tecido, passei bastante cola e estiquei com a espátula.

 Para arrematar cortei um papel azul mais durinho e pronto.

O diferencial do Caderno é que o fiz de acordo com minhas necessidades, acho que nunca usei agenda por conta disso, ela da forma que é não atende minha necessidades. Já o caderno tem ajudado muito.

Dividi o meu caderno assim:
  • Rotinas: separei minha rotina matinal e noturna (aquilo que faço de segunda a sexta) para começar e terminar um dia de trabalho tranquilo; a rotina de limpeza diária da casa, fazemos por zona e um pouco a cada dia, assim não esqueçemos de fazer nada; a rotina semanal (unha, cabelo, massagem, etc.); a rotina de limpeza quinzenal (limpeza do forno, limpar em cima da geladeira,,,), rotina mensal, semestral (consultas, limpeza do encamamento, dedetização) e anual (consultas médicas). Escrevi tudo a mão...simples assim. E eu e marido seguimos nossas tarefas e os meninos ajudam no que já podem.



  • Finanças: coloco as contas fixas do mês com os vencimentos e valores e aí tico quando pago, coloquei em post-it as datas de todos os vencimentos em uma folha separada, assim não esqueço. Também anoto os gastos diários e no app o banco acompanho meu extrato bancário. Algumas contas já são em débito automático, assim facilita muito.

  • Planejamento de saúde: sou rainha de esquecer as consultas, então criei uma folha para cada membro da família, assim anoto as datas da consultas, as perguntas que terei que fazer ao médico, os remédios, os retornos, os exames, assim fica mais fácil lembrar e não gasto minha memória.

  • Lista de desejos: anoto o que realmente preciso comprar (fardas, creme de cabelo, lâmpadas, etc) e o que desejo comprar ( um fogão novo, um espelho gigante kkkkk). E vi que tem muita diferença sim..ai sempre priorizo o que devo comprar e não os desejos.

  • Sonhos e projetos: temos muitos sonhos e projetos, alguns de curto prazo e outros de longo prazo, pontuei os nossos e tiramos alguns dias para nos dedicar a dar andamento a eles, tornando-os mais reais.


Não coloquei a divisão Caixa de Entrada...aquilo que vem chegando e vamos anotando, porque faço isso em um bloco que também ganhei de Hellen..nele anoto o que não posso esquecer, ideias e depois anoto no lugar certo no caderno de organização. Ando sempre com os dois na minha bolsa. Assim vou conseguindo me disciplinar no quesito organização do lar e pessoal.

Meu bloco Caixa de Entrada

E assim devagar e sempre vou mudando a vida, nada escravizado, estamos tentar levar uma vida mais leve, priorizando o importante.
E você como se organiza? Adoro trocar experiências..conta pra mim por favor!

***Beijus, saúde e sucesso***









2 comentários: