quinta-feira, maio 16, 2013


Divagações de dona-de-casa tentando ser organizada

3

Admiro pessoas organizadas, esse não é o meu caso, pensem numa mulher desorganizada, então sou eu.
Casei e sempre morei com minha mãe e lá sempre tivemos alguém que auxiliasse na rotina doméstica e consequentemente organizava a minha bagunça, não suporto ser desorganizada mas é algo que está acima de mim.
Mudei em outubro para minha tão sonhada casa própria ou melhor ap ovo próprio, e no princípio por não ter quase nada, fomos só entulhando, é muito treco, livros mil, brinquedos, e materiais de artesanato, não tínhamos guarda-roupa, armário de cozinha, enfim nos preocupamos somente com quartinho dos meninos, pois não admito filho meu instalado num caos e nessa de não ter nada passamos 3 meses, batizei a casa de acampamento, assim levamos na brincadeira e os meninos também.
Em janeiro compramos o essencial e foi na mesma época que comecei a trabalhar nos dois turnos, resumo da ópera, só consegui por em ordem a cozinha, ando chateada com essa situação, pois sonhei tanto com minha casa e agora que a tenho não consigo organizá-la, decorar então aff, puxa será que tenho defeito? minha rotina está atribulada, é tarefa dos meninos, limpeza de casa, comida, estudos, organização e planejamento das oficinas que ministro para moradores de rua,  acabo cansando antes de começar a organização affff
Choquei quando uma amiga de Paulo disse que nossa casa era a mais desorganizada que ela tinha ido...entrei em depressão...o pior é que tento, tento e quando vejo o caos já tomou conta. Sofro com isso e não quero que continue.
Para mudar isso comecei devagarinho, organizo pelo menos 30 minutos por dia uma área da casa, há inúmeros métodos de organização e gosto muito do FLY Lady que a querida Tais fala tão bem no Vida Organizada, estou adaptando o método a minha casa e a minha rotina, mas já noto uma grande diferença. Até os meninos já perceberam que a casa está menos caótica.
Antes eu fazia assim: na sexta -feira e no sábado sempre fazia uma faxina geral, colocava tudo no lugar, lavava e passava, domingo quando recebo visitas a casa tá organizada que é uma beleza, aí na segunda o bicho vai crescendo, é roupa pra guardar, coisa fora do lugar, livro espalhado, tralha pra todo lado, e na quinta tenho que sair pulando por cima das coisa - sei que isso é feio, mas é a pura realidade (vocês não vão me abandonar por isso né? juram?)
Agora estou fazendo assim, por conta do cao preciso organizar a zona toda, então é faxina pesada em uma área e manutenção na outra, quando estou sem fazer nada, ou seja, assistindo tv, aproveito e dobro as roupas ou passo no ferro. As vezes fico morta de cansada mas marco no relógio no mínimo meia hora e faço, uso o relógio pra tudo, fazendo isso percebi que lavo e lavo bem meu banheiro em meia hora, ou então preparo um jantar simples e nutritivo, engomo pelo menos as roupas dos meninos ou camisa do marido. Parece pouco mas vejo a diferença, meia hora é muito tempo.
Antes de dormir reservo mais um tempo para colocar as coisas no lugar (copos, livros, roupas, etc...), organizar os banheiros, retirar o lixo da lixeira (tarefa de marido) e principalmente deixar a pia limpa e organizada, pensem no vuco vuco que é uma pia bagunçada aff..limpo o fogão e arrumar fadamento, bolsa  dos meninos e roupa que irei usar no dia seguinte .. antes de sair de casa tb tento deixar as coisas no lugar e lavo a louça do café,  medidas simples mas que valem OURO...

E assim passamos uma semana bem mais tranquila, sem muito stress e com a casa limpinha...

***Beijus, saúde e sucesso***

3 comentários: