sábado, setembro 08, 2012


Esmalte e História do Brasil

25
Olá amadas..
Voltando a BC de esmalte de Fernanda Reali
O tema de hoje: História do Brasil e eu jurava que seria Proclamação da Independência kkkkkk
Sou patriota, gosto do meu país e gosto muito de história.
Falar do Brasil é maravilhoso e creio que essa BC será mais uma aula de história.
Adoro ensinar história aos meus filhos em especial ao Paulo que tem certa rejeição com esta matéria, pra mim é um momento bacana onde posso revisar tanta coisa. 
Essa semana estudamos junto a Escravidão do Brasil e tive que explicá-lo como os portugueses faziam para capturar os escravos.
Como maranhense gosto da Balaiada

Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio".

A Balaiada se distingue das outras revoltas que eclodiram no período regencial por ter sido um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários agrários da região. Tirei daqui

Também gosto muito de estudar o período da República Oligarquia, como estudante de Gestão Pública, eu preciso saber como foi  a história política do Brasil, que até hoje não muito né? 

Republica oligárquica é o termo designado para o período de 1894 a 1930. Esse termo oligarquia se deve ao fato do poder estar nas mãos de poucos, ou seja, uma pequena parcela da sociedade comanda o todo.
 Nesse período das oligarquias o Brasil ficou dominado pela chamada politica do café-com-leite, em que a maioria dos presidentes “eleitos” ou eram de São Paulo (região produtora de café) ou de Minas Gerais (região produtora de leite). Esse sistema oligárquico era basicamente uma troca de favores entre os políticos da época. Logo o voto não era secreto e em muitos estados, principalmente no nordeste havia a prática do coronelismo, em que os grandes proprietários de terras utilizavam de ameaças e de suas influências para eleger seus candidatos, esse foi o chamado voto de cabresto.
Nesta época era impossível a oposição assumir o poder, já que para garantir a manutenção dessa Política, dois mecanismos estiveram bem presentes: a Comissão de Verificação e o Coronelismo.
Nesse período aconteceram muitas revoltas ou movimentos sociais, que demonstravam o descontentamento da população com o regime politico. Os principais movimentos sociais desse período foram: Guerra de Canudos, Tenentismo, Revolta da Vacina, Guerra do Contestado, Revolta de 1930, dentre outros.
Esses movimentos tinham um caráter de “contestação”, pois não podem ser considerados movimentos separatistas, mesmo que o poder público do período alega que esses movimentos desejavam a independência. Canudos, por exemplo, era um movimento messiânico, assim como a Revolta da Vacina foi uma forma de protesto contra o descaso da saúde no Rio de Janeiro. Desse modo os movimentos sociais desse período se caracterizavam pelas lutas por melhorias no âmbito social, que era e ainda continua sendo muito precário e permeado por descasos.

Por falar em independência, ontem dia 07 de setembro foi comemorado 190 anos que o Brasil tornou-se "independente" de Portugal.
Quando criança era sagrado ir ao desfile de 07 de setembro, minha mãe sempre nos levava e isso ficou marcado na minha memória, tentei levar Paulo duas vezes quando pequeno, mas ele morria de medo dos soldados camuflados e desisti, então estou esperando Luis superar essa fase tb para começar a incluir os dois, assim como minha mãe fazia comigo e minha irmã.
Atualmente marcha da independência só na escola mesmo, como Luis ainda estuda na escola da Assembléia Legislativa, temos um desfile com pompa e circunstância, com direito a banda da PM, discurso, hino nacional e do estado, tudo no estacionamento da escola.

 E Paulo já teve a honra de ser porta bandeira e carregar a bandeira do meu Maranhão
Esse ano Luís estava empolgado, passou o desfile todo cantando o Hino de Louvação a São Luís, o desfile foi em homenagem aos 400 anos da cidade! Hoje minha São Luís está fazendo aniversário.

Hino de Louvação
Ó minha cidade
Deixa-me viver
que eu quero aprender
tua poesia
sol e maresia
lendas e mistérios
luar das serestas
e o azul de teus dias
Quero ouvir à noite
tambores do Congo
gemendo e cantando
dores e saudades
A evocar martírios
lágrimas, açoites
que floriram claros
sóis da liberdade


Quero ler nas ruas
fontes, cantarias
torres e mirantes
igrejas, sobrados
nas lentas ladeiras
que sobem angústias
sonhos do futuro
glórias do passado

Paulo infelizmente saiu de lá ano passado e ficou deprimido com o desfile que tentaram organizar na nova escola dele.

O esmalte escolhido da semana foi: Impala Verde Militar Coleção SPFW,
Já havia comprado esse esmalte há tempo, mas como nunca usei esmalte verde, ficava sempre esperando um momento certo e acho que chegou.
Passei três demãos (duas ficou ralo demais, sem cobertura) meus filhos não gostaram muito, disseram que ficou parecendo limo kkkk
Espiem e dê a nota por favor ;)))))))





Faz tempo que não faço a unha na manicure e também não tiro a cutícula, só estou hidratando e passando removedor, desculpem a aparência tá!

Se gostou e quer ver mais gente que está participando dessa brincadeira gostosa, clica aqui oh
***Beijus, saúde e sucesso***

25 comentários: