quinta-feira, junho 16, 2011


É São João Sô!!!! parte 2 (1 salgada + 1 doce)

7
Olá queridas...
Com estão todas vocês espero que bem! Hoje começo minha maratona nos arraias aqui da Ilha...meu primeiro evento será no Arraial da escola dos meninos.. além das atrações da escola, muitos outros grupos folclóricos (bumba-boi / forró pé de serra e show com cantores da terra) foram convidados para alegrar a festa..então simbora meu povo que a festança vai começar rsrsrs 
Continuando nossa série...hoje tem mais receitinhas vindas especialmente aqui do Maranhão...então pega a caneta aí e força na receita menina...
TORTA DE CAMARÃO



Ingredientes
  • 250 gr de camarão seco ou fresco, descascado
  • 5 batatas inglesas, descascadas e picadas em cubinhos
  • 1 cebola descascada e picada
  • 2 tomates maduros, sem sementes, picados
  • 1 pimentão verde, sem sementes. Cortado em tiras finas
  •  2 colheres (sopa) de cheiro-verde
  • 6 ovos ligeiramente batidos
  • 5 colheres (sopa) de azeite vegetal
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate
  • Sal, se necessário
  • Azeitonas para decorar


Modo de preparo

Deixe o camarão seco de molho em um refratário (em água fria) para dessalgar.  Se optar pelo fresco é só lavar em água corrente . Escorra bem.
Faça um refogado com todos os ingredientes, menos os ovos e as batatas que devem ser cozidas “al dente”, à parte, e cortadas em cubinhos. Prove e acerte o sal. Reserve.
Bata primeiro as claras e em seguida junte as gemas. Misture as batatas com o refogado de camarão e metade dos ovos batidos. Unte uma forma refratária e cubra o fundo, delicadamente, com um pouco dos ovos batidos. Coloque, por último, a “mistura” na fôrma, cobrindo com o que sobrou dos ovos. Regue com azeite de oliva, decore com azeitonas,  e leve ao forno quente para assar. Quando estiver dourada, retire a torta do forno. Sirva com arroz branquinho e uma farofinha!!!


MINGAU DE MILHO (de minha Mamys) ou CANJICA (como é conhecida em algumas partes do país)



Ingredientes:
- 1 kg de milho branco
- 1 litro de leite de gado

- 2 cravos da índia
- açúcar a gosto
- 1 garrafa pequena de leite de coco

- 1 lata de leite condensado
- 1 pitada de sal
- coco seco cortado em pequenos cubos.

- canela em pó, para polvilhar

Modo de preparo:

Coloque o milho de molho de um dia para o outro para que ele fique hidratado. No dia seguinte, cozinhe o milho com água, o sal e o cravo-da-índia  (15-20 minutos). Quando amolecer, acrescente o leite de gado, em seguida o leite de coco, o leite condensado e a margarina, deixando ferver até engrossar. Depois de pronto, acrescente o açúcar e os cubinhos de coco seco. Pode ser revido quente ou gelado.

PS: Coloquei essa receita do Mingau porque aqui em casa é tradição...todos conhecem o sabor do mingau da Dona Naisa..gente é comer rezando..muito bom mesmo..e aí vai testar??? depois me conta tá!!!!

***Beijos, saúde e sucesso***



7 comentários: